A figura: Ederson

Se o Rio Ave só sofreu o empate nos descontos, bem pode agradecer ao guarda-redes. A ponta final esteve quase a ser decisiva. Foi enorme a defesa a remate violento de Pintassilgo, poucos metros à sua frente. Depois, mais uma intervenção complicada, a dois tempos, a segurar a vantagem da sua equipa. Nada a fazer no golo de Lassad.

O momento: Lassad encontra o caminho

Minuto 90+2. Ederson estava a fazer o que podia para corrigir os defeitos do Rio Ave no controlo do jogo mas a bola continuava a rondar a sua área mais vezes do que desejaria. Numa delas, Lassad saltou sozinho e empatou o jogo.

Outros destaques

Ukra

Entrou ligado à corrente elétrica sendo o primeiro a dar o mote para um jogo em que, de facto, o Rio Ave esteve mais tempo no meio-campo contrário. Mais inspirado do que Pedro Santos, o extremo do flanco contrário, marcou, ainda, o golo que abriu o jogo, respondendo de primeira a um centro de Edimar. Feitas as contas, foi essencial.

Rodríguez

Primeiro com André Vilas Boas, depois com Roderick, foi o central peruano o mais eficaz. Ficou na retina a forma como tirou o golo a Pintassilgo, na primeira parte para além de um par de lances em que ganhou a Lassad, que caiu muito na sua zona nesse período. Pelas alturas ou pelo solo, «El Mudo» controlou e ajudou a segurar a vantagem. Apanhado no desnorte final.

Tarantini
O cérebro da equipa voltou a estar acima da média e a impor-se na forma como tentou empurrar os colegas para a área do Arouca. Funcionando como pêndulo entre Braga e Luís Gustavo, deu o primeiro aviso sério do jogo com um remate fortíssimo que rasou a trave de Cássio. Caiu de rendimento na segunda parte, com o relvado a aconselhar um jogo que não é o seu.

Velikonja

Estreia absoluta deste avançado esloveno cedido ao Rio Ave pelo Cardiff City. Foi evidente a falta de entrosamento com os colegas, pelo que quase nunca surgiu no sítio certo.

Cássio

O Arouca acreditou até ao fim em parte pela ação de Cássio que, com duas defesas de belo recorte, manteve a esperança viva. Primeiro pôs cobro a um raide individual de Nuno Lopes, depois desviou com a ponta dos dedos um remate de Renato Santos.

Pintassilgo
Tentou. Mais na primeira parte do que na segunda, quando jogou nas costas de Lassad e combinou de perto com Bruno Amaro e Rui Sampaio os raides ofensivos do Arouca. Pintassilgo foi o jogador mais em evidência do conjunto forasteiro e esteve quase a semear a festa, ainda com o resultado em branco, mas Rodríguez tirou-lhe o pão da boca na área. Depois, na reta final, perdoou na cara de Ederson o que seria o golo do empate.