O Rio Ave vai ter na sua equipa técnica um treinador escocês. Ian Cathro deixa de ser responsável pelo programa do futebol jovem da seleção escocesa de futebol (SFA) e aceitou o convite de Nuno Espírito Santo para se juntar ao antigo guarda-redes no clube vila-condense.

Para além disso, o antigo guarda-redes contará com dois elementos que trabalharam no F.C. Porto. António Dias, recuperador físico dos dragões nos últimos anos, saiu do clube e rumou a Vila do Conde.

Rui Silva, antigo observador do F.C. Porto, foi companheiro de Nuno Espirito Santo nas equipas técnicas de Jesualdo Ferreira no Málaga e no Panathinaikos. António Gama, que transita da época passada, será o adjunto de Nuno.

Ian Cathro, por seu turno, conheceu o novo treinador na Escócia, em Inverclyde, durante um curso organizado pela Federação escocesa em conjunto com a UEFA, realizado no verão de 2011.

«Estou muito entusiasmado com a hipótese de trabalhar como treinador assistente na principal divisão portuguesa. Desejo à Federação Escocesa de Futebol a melhor sorte para as escolas de desempenho regionais que começam em agosto», disse Cathro.

O treinador de 25 anos foi fundamental na implementação de um programa de desenvolvimento técnico em escolas na Escócia e no Dundee United.

«Estou triste por deixar o projeto num momento tão emocionante para desenvolvimento de jogadores de elite na Escócia, mas esta é uma oportunidade que não imaginava e, quando veio o convite, simplesmente não poderia recusar», acrescentou Cathro.