Rio Ave e Naval 1º de Maio defrontam-se neste domingo, a partir das 16 horas, em Vila do Conde, em encontro referente à 11ª jornada da Liga 2008/09. O encontro assume particular importância para os vila-condenses, mergulhados no fundo da tabela classificativa, com sete pontos, a par de Belenenses e Trofense. A Naval vai deambulando por águas mais tranquilas, precisamente a meio da classificação.
O Natal aproxima-se com uma velocidade estonteante, com o contributo de iluminação e campanhas antecipadas. O Rio Ave não quis fugir à regra e promete uma consoada precoce para o último jogo em casa, este ano. Publicitam-se preços especiais, sócios não pagam e os miúdos também não. Os adeptos ficam à espera do Pai Natal, com chegada prevista de helicóptero, antes do apito inicial. Para a festa ser completa, pensam os locais, convinha que o homem trouxesse três pontos para meter no sapatinho de João Eusébio
A Naval 1º de Maio chega a Vila do Conde com índices de confiança elevados. A formação da Figueira da Foz nunca perdeu nas deslocações ao reduto do Rio Ave. Para além disso, os homens de Ulisses Morais conquistaram uma moralizada igualdade no Estádio do Mar, frente ao líder Leixões (1-1), na ronda anterior. O experiente técnico aposta na mesma fórmula para nova visita ao Norte do país.
Uma vitória numa dezena de jogos
O Rio Ave precisa de vencer. Não há volta a dar. A equipa vila-condense contabiliza apenas um triunfo, em dez jornadas da Liga. O único momento de festa grossa surgiu à quinta ronda. Desde então, registo para dois empates e três derrotas, a última das quais com contornos bem cinzentos. João Eusébio experimentou nova dupla de avançados na visita ao Trofense e ficou em branco, no primeiro triunfo dos adversários (2-0). Acabaram-se as experiências
Do outro lado, a Naval 1º de Maio parece atravessar um período de maior confiança, desejando conquistar o primeiro triunfo fora de portas, na presente edição da competição. A equipa figueirense conseguiu apenas dois empates, entre três desaires, valendo o registo caseiro para garantir uma posição confortável: três vitórias, uma delas frente ao F.C. Porto.
Equipas prováveis:
RIO AVE: Paiva; Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes e Rogério Matias; André Vilas Boas; Livramento, Delson e Evandro; Semedo e Chidi.
Outros convocados: César, Jorge Humberto, Fábio Faria, Niquinha, Vítor Gomes, Tarantini, Mateus, Ronaldo, André Carvalhas e Henrique.
NAVAL: Peiser; Carlitos, Paulo, Diego Ângelo e Daniel Cruz; Baradji, Godeméche e Hauw; Bolívia, Michel Simplício e Marinho.
Outros convocados: Jorge Baptista, Fabrício Lopes, Igor, Dudu, Marcelinho, Saulo e Davide.