A figura: Carlos Mané
Dois jogos, dois golos para igual número de vitórias do Sporting. Leonardo Jardim concedeu a titularidade ao jovem frente ao Olhanense e este respondeu com o tento solitário da partida. Em Vila do Conde, o técnico preferiu Wilson Eduardo, acabando por falhar essa aposta. Carlos Mané juntou-se a Slimani no plano B e seria ele a confirmou a reviravolta com um pontapé em rotação, de belo efeito, ao minuto 84.

O momento: cambalhota a partir do banco
O Rio Ave esteve melhor ao longo da etapa inicial e chegou ao golo após o intervalo, numa infelicidade de Maurício. Porém, o Sporting despertou na última meia-hora e o banco de suplentes garantiu a reviravolta. Slimani fez o empate e seria Carlos Mané a fazer o 1-2, após cruzamento de Carrillo. Slimani deixou passar e o jovem, em rotação, assinou um golo de belo efeito. Euforia leonina em Vila do Conde.

Outros destaques

Diego Lopes
Bela exibição do jovem brasileiro formado no Benfica. Continua a crescer com a camisola do Rio Ave e surge em bom plano de forma mais consistente. Desperdiçou uma boa oportunidade de golo na etapa inicial mas viria a festejar com a ajuda de Maurício após o intervalo. Enorme dor de cabeça para William Carvalho e seus pares. Criativo e clarividente, passaram pelos seus pés os principais lances de perigo da formação vila-condense.

Jefferson
O lateral brasileiro está ligado a dois golos do encontro. No primeiro, tenta sair a jogar e perde a bola para Pedro Santos. Um erro tremendo para umas das melhores unidades neste Sporting 2013/14. Jefferson, que travou um duelo interessante com o irrequieto Pedro Santos ao longo da partida, começou a ganhar ascendente a partir desse lance, demonstrando maior capacidade física. Ao minuto 70, fez uma finta e ainda melhor cruzamento para a cabeçada certeira de Slimani.

Islam Slimani
Titular no dérbi frente ao Benfica, não foi particularmente feliz. Regressou ao banco de suplentes para assumir o papel de figura no plano B. Poucos minutos em campo frente ao Olhanense. Em Vila do Conde, entrou logo após o golo do Rio Ave. Excelente cabeceamento a cruzamento de Jefferson, assinando o empate, e movimento inteligente no lance da reviravolta, deixando a bola passar para Carlos Mané. Influente.