Tarantini apresentou hoje o livro «A Minha Causa», que pretende sensibilizar e ajudar jogadores de futebol a gerir as expectativas e o final de carreira.

O livro, publicado pela Oficina do Livro na terça-feira e hoje apresentado no Porto, reúne as ideias principais de um projeto lançado em 2016 pelo capitão do Rio Ave.

«Este projeto visa despertar uma geração de pessoas para o problema que é a transição de final de carreira», disse o médio de 34 anos, que apesar do muito interesse de clubes, treinadores e professores, lamenta o menor contacto de colegas de profissão: «O menor contacto que tenho tido, e deixa-me um pouco preocupado, é dos próprios profissionais, tirando o meu balneário. Levanto duas hipóteses: ou o problema não está a ser bem interpretado ou então a existência de algum distanciamento.»

Depois de se tornar mestre em desporto pela Universidade da Beira Interior, o jogador já iniciou o doutoramento com o objetivo de «divulgar dados mais fidedignos sobre a vida dos jogadores portugueses» e o perfil de carreira.