Sabia que o Egito é o quinto fornecedor de jogadores estrangeiros na Liga?

Acima dos egípcios, só os brasileiros, argentinos, cabo-verdianos e espanhóis.

Se estas quatro nacionalidades seriam relativamente previsíveis para fornecer futebolistas a clubes portugueses, o mesmo não se poderá dizer dos egípcios.

Mas o quinto posto é garantido com as presenças de Hassan (Rio Ave), Ezzat (Nacional), Gomaa (Nacional), Ali Fathi (Nacional), Ali Ghazal (Nacional), Ibrahim (Marítimo), Hossam Hassan (Gil Vicente) e Marwan (Gil Vicente).

A estes oito nomes ainda se poderia juntar o de Shikabala, que iniciou a época inscrito pelo Sporting, mas… desapareceu, e o de Rami Rabia, jovem internacional sub-23 que tem atuado na equipa B dos leões.
  
Mercado barato, em comparação com outros «fornecedores» mais óbvios do plano internacional, o futebol egípcio tem ficado mais próximo do conhecimento de treinadores e dirigentes dos clubes portugueses, não só pelo trabalho de «scouting» cada vez mais intenso e globalizado, mas também pela presença de treinadores que, nos últimos anos, orientaram as principais (Manuel José com tremendo sucesso no Al-Ahly, Toni também no Al-Ahly, Manuel Cajuda no Zamalek, Nelo Vingada na seleção egípcia, agora Jaime Pacheco no Zamalek).
 
No Rio Ave desde os juniores
 

Ahmed Hassan fez toda a sua formação futebolística no Al Ahly e desde os sub-19 que foi chamado para as seleções jovens do Egito.

No entanto, nunca chegou a assinar contrato profissional com o maior clube egípcio e viria, por isso, a ingressar no Rio Ave em dezembro de 2011.

Durante uma época atuou nos juniores do Rio Ave, tendo-se estreado na equipa sénior em setembro de 2012, em jogo com o Paços de Ferreira.

Pela equipa principal do Rio Ave já cumpriu 49 partidas, tendo marcado 17 golos, sete deles neste início de época 14/15 (seis para a Liga, um na terceira pré-eliminatória da Liga Europa).

CAN não é preocupação
 

Hassan é internacional pela seleção principal do Egito e também pela seleção olímpica (por estes dias está concentrado no duplo compromisso com Omã e Uganda, este último na próxima quarta). 

A recente polémica da desistência de Marrocos em organizar a CAN-2015 criou perturbação em várias seleções africanas, mas Hassan garante à Maisfutebol Total: «Isso não vai prejudicar a nossa equipa, não estou preocupado com isso. Estamos a preparar-nos para essa competição». 

Leia ainda:
Hassan: é só esperar 53 minutos para o ver na Liga 

 
B.I.
 
Nome: Ahmed HASSAN Maghoub
Data de nascimento: 5 de março de 1993 (21 anos)
Naturalidade: Cairo (Egito)
Posição: Ponta de lança
Altura: 1,91 metros
Peso: 82 quilos
Percurso nos clubes: Al Ahly (2010-11), Rio Ave (equipa de juniores, 2011-12), Rio Ave (2012-14)
Percurso nas seleções: Egito sub-19 (um jogo, um golo), Egito sub-20 (25 jogos, 7 golos), Egito seleção olímpica (dois jogos, zero golos),