Pedro Martins não espera facilidades na receção ao Benfica, marcada para domingo, mas diz que quer vencer o campeão em título e que a sua equipa se manterá fiel aos seus princípios, até porque tem a qualificação para as competições europeias ainda no horizonte.

«Não vamos abdicar da nossa filosofia e vamos jogar para ganhar, mesmo sabendo que haverá momentos em que temos de sofrer e onde precisamos de estar concentrados e organizados. Se vencermos, damos um passo significativo no nosso objetivo de qualificação para Liga Europa.»

Na antevisão à partida, questionado sobre as polémicas de alegados incentivos à sua equipa por parte do Sporting para vencer o Benfica, o técnico preferiu desvalorizar: «Tenho gente de muito caráter, profissionalismo e ambição no plantel, portanto tudo o resto passa ao lado. Acho que há uma muita desonestidade intelectual no futebol e não faz sentido responder ao que quer que seja sobre esse assunto.»

O treinador do Rio Ave preferiu, sim, recordar que na época passada a equipa de Vila do Conde venceu o Benfica, no Estádio dos Arcos, considerando que o passado é que pode servir de inspiração para o atual grupo.

«O resultado do ano passado serve, essencialmente, para nos relembrar que é possível vencer o Benfica. Essa é uma boa imagem que nos ficou recentemente e que, independentemente da qualidade do adversário, nos ajuda a saber que podemos vencer qualquer oponente.»

Ainda assim, Pedro Martins disse que não se pode fazer comparações em épocas distintas, vincando o bom momento que a equipa atravessa.

«Posso assegurar que estamos bem, atravessamos uma fase de confiança e ambição. Em relação ao ano passado, este Rio Ave atravessa um momento melhor. Temos estratégias delineadas para o jogo e, mesmo sabendo que o Benfica tem o melhor ataque, quero lembrar que há quatro jogos não sofremos golos.»

Questionado ainda sobre a «onda vermelha» que se espera no Estádio dos Arcos, o técnico referiu que isso «não afeta em nada» a sua equipa: «Sabemos que o adversário está numa fase boa, tem uma massa adepta muito forte, mas, jogando em casa, sabendo as características do nosso terreno e com o apoio de muitos vila-condenses, temos também as nossas vantagens.»

Para esta partida é certo, o técnico não poderá é contar com Roderick Miranda e João Novais, que terão de cumprir um jogo de castigo, enquanto o central Aníbal Capela está há várias semanas a recuperar de uma lesão.