O antigo colega de equipa de Cristiano Ronaldo, o defesa veterano Rio Ferdinand, tinha ameaçado que iria correr nu na rua, caso o português não ganhasse a «Bola de Ouro». Acabou por não ter de se submeter a tal castigo, e deixou esta terça-feira, nas redes sociais, uma homenagem ao craque português.

«Cristiano Ronaldo - o que é que eu posso dizer… conquista incrível, orgulho de ti irmão. Cristiano é a prova viva de que, independentemente do muito talento que se tenha em jovem, é preciso trabalhar no duro para ter sucesso.

A minha primeira memória do Cristiano é do jogo particular de pré-temporada com o Sporting. Depois do jogo, os rapazes estavam loucos com ele, a tentar convencer Sir Alex e Carlos Queiroz a contratá-lo. Nunca antes tinha visto um desempenho tão fenomenal de um jogador tão jovem, deslumbrou-nos a todos. Poucos dias depois, era jogador do United.

Quando chegou a Carrington vinha realmente determinado - um diamante em bruto preparado para trabalhar quanto pudesse de forma a preencher todo o seu potencial. Milhares de horas no ginásio e no campo de treino tornaram-no num espécime perfeito.

Estou verdadeiramente maravilhado com o empenho e determinação que ele tem para continuar no topo. Mas não apenas o Ronaldo, o Messi também. Tem sido uma alegria testemunhar estes dois puxarem um pelo outro semanalmente. Mas tenho uma dúvida: marcariam eles tantos golos um sem o outro, batendo recordes?

Somos abençoados por estar numa era em que Ronaldo e Messi elevaram o jogo para um nível nunca antes visto. Viva Ronaldo».