Com sete golos nos últimos quatro jogos, ao serviço do Benfica e da selecção espanhola de sub-21, Rodrigo atravessa o melhor momento de forma desde que chegou ao futebol profissional. No país vizinho até se fala na possibilidade do Real Madrid accionar a opção de recompra, no final da época, mas o avançado mostra-se focado no desafio português.

Veja o hat-trick contra a Estónia

«Estou numa idade de transição, uma etapa em que o fundamental é sentir que evoluis de ano para ano. É a minha segunda época como profissional, e o ano que estive em Bolton ajudou-me muito. Fez-me crescer como futebolista, foi a Premier League é muito exigente, e permitiu-me melhorar todos os aspectos do jogo. Agora estou num clube importante, que quer alcançar grandes coisas, não apenas em Portugal como na Europa. Estou num clube de grande nível, e agora estou à altura da exigência», disse o jogador, em entrevista ao jornal «Marca».

Rodrigo reconhece que atravessa um momento feliz, e espera dar-lhe continuidade. «Agora parece que o técnico confia em mim. Está a dar-me minutos, pouco a pouco, e eu retribuo com bons jogos e golos», afirmou, sem querer traçar uma meta, no que ao número de golos diz respeito: «O meu objectivo é mostrar a cada ano que passa que sou um jogador melhor.»

Um possível regresso ao Real Madrid não é muito valorizado pelo jogador, que prefere pensar no presente. «É normal que me associem ao clube, por ter passado pela cantera, mas agora sou jogador do Benfica, e só penso em fazer bem as coisas lá. O futuro pertence a Deus. A única coisa que quero é continuar a trabalhar como tenho trabalhado, e depois acontece o que tiver de acontecer», disse o jogador, garantindo que ninguém falou consigo no passado mês de Janeiro, quando se noticiou que podia juntar-se ao plantel às ordens de José Mourinho.

Sem querer alimentar a conotação aos «merengues», Rodrigo garante não sonhar com a possibilidade de integrar um ataque que tem já Ronaldo, Higuaín ou Benzema. «Os meus ídolos foram o Rivaldo e o Ronaldo. Agora, no Benfica, tenho grandes jogadores como Saviola, Aimar e Luisão», reforçou.

Questionado depois sobre Cristiano Ronaldo, Rodrigo disse que o português «é incrível». «É algo que vamos ver poucas vezes no futebol. No futebol actual a defesa prevalece sobre o ataque, e marcar um golo por jogo é alucinante. Os seus números impressionam, e mostram que é um dos melhores do mundo.»