«Falar de Rogério Ceni mais o quê??»
Juca Kfouri , jornalista brasileiro do UOL


«Rogério ou eu? Rogério!!»
Zico , para muitos o segundo melhor jogador brasileiro de sempre a seguir a Pelé, quando lhe perguntaram qual dos dois seria melhor a bater livres


«O São Paulo é a única equipa no Mundo que joga em 1x3x5x2»
Paulo Vinicius Coelho , comentador brasileiro, autor da coluna «Prancheta do PVC»


É mesmo isso: fica difícil dizer ainda mais sobre Rogério Ceni.  Único. Carismático. Especial. Chamam-lhe o M1TO (assim mesmo, com o 1 no lugar do i, a reforçar o número do guarda-redes com vocação de líder). Ceni é um jogador diferente de todos os outros, isso é certo.

Guarda-redes do São Paulo há mais de duas décadas, Ceni soma recordes e será, por estes dias, um dos mais velhos jogadores em atividade em clubes de topo no futebol mundial (no At. Madrid-Chelsea de terça, jogou e bem um dos poucos que será mais velho que Ceni, o australiano Mark Schwarzer).

Entre os guarda-redes, é certamente o que, no Mundo, mais golos tem apontados, graças à conjugação da sua longevidade com a especialidade de bater livres e grandes penalidades.

Os recordes de Ceni até já o fizeram chegar ao Livro do Guinness.


ROGÉRIO CENI EM 12 MINUTOS:




«Eu adoro isso aqui, eu adoro esse clube, vou sentir muita falta o dia que tiver que parar, o dia que tiver que encerrar. Sei que vai chegar o dia, mas, até lá, eu vou ser sempre o são-paulino mais apaixonado que já passou por aqui, pode ter certeza.»
Rogério Ceni

No passado domingo, o guarda-redes do São Paulo recebeu no Morumbi, antes do encontro com o Botafogo, para o Brasileirão, três galardões: o de jogador que mais vezes atuou pelo mesmo clube na história do futebol: 1.117, sendo 1.081 deles em jogos oficiais; o de jogador que mais vezes recebeu a braçadeira de capitão (em 866 jogos, contado até ao passado dia 24 de novembro de 2013, sendo que hoje Ceni está nos 886); e o de guarda-redes com mais golos apontados: 113 na contabilização do Guinness, hoje já em 114.

As placas comemorativas foram entregues a Ceni pelo novo presidente do São Paulo, Carlos Aidar, e pelo técnico do tricolor paulista, Muricy Ramalho.

Com 41 anos e três meses, Rogério Ceni está a pouco mais de meio ano de pôr fim a uma carreira de duas décadas e meia. Anunciou, há semanas, que vai abandonar os relvados em dezembro.

Isto se até lá não mudar de ideias: é que em 2013, por esta altura, Ceni também tinha como ideia inicial acabar a carreira no final desse ano – mas acabaria por renovar até ao fim de 2014 com o seu eterno São Paulo. 


UM ÍDOLO COM OPINIÃO:

    

Sucessor de Muricy?

Para esse prolongamento, muito terá contribuído Muricy Ramalho, o técnico que encetou a recuperação do São Paulo, na época passada e que teve peso importante na decisão de Ceni continuar. No Morumbi, muitos vêem o ainda guarda-redes a assumir o cargo de treinador principal do São Paulo, num futuro próximo.

Carismático , um dos líderes do Movimento Bom Senso FC , que reivindica melhores condições para os jogadores brasileiros, Ceni tem uma influência tática anormalmente alta para um guarda-redes. A definição de Paulo Vinicius Coelho, conhecido comentador brasileiro, acima citada ( «O São Paulo é a única equipa no Mundo que joga em 1x3x5x2») dá conta desse acréscimo que Ceni consegue incutir no esquema da equipa. 

Fê-lo durante anos no São Paulo, aguentou e deu a cara em momentos complicados do tricolor (no ano passado, foram muitos...). 

Mais duradouro que Pelé

Entre os três recordes que levaram Rogério Ceni a entrar no Guinness, o mais impressionante será mesmo o da longevidade em jogos na mesma equipa.

No final do ano passado, Ceni passou a ser no São Paulo ainda mais do que Pelé era no Santos: o «Rei» tinha feito 1.116 partidas pelo alvinegro praiano. O M1TO passou a marca ao serviço do Tricolor do Morumbi, em partida da 36.ª jornada do Brasileirão-2013, curiosamente também com o Botafogo (equipa adversária do São Paulo no passado domingo, dia em que Ceni recebeu as distinções). 


«Esta é a última camisa que vou vestir na minha carreira. Depois, vou me juntar à torcida para ir ao Morumbi.»
Rogério Ceni

O que se seguirá para o  M1TO do Morumbi?


ROGÉRIO CENI
Nome:
Rogério Mucke Ceni
Data de nascimento: 22 de janeiro de 1973 (41 anos)
Naturalidade: Pato Branco (Paraná)
Posição: Guarda-redes
Altura: 1,88 metros
Peso: 86 quilos

Clube: São Paulo (1990-2014)
Internacionalizações: 14
Títulos oficiais: 19

Principais títulos: Mundial-2002, Mundial de Clubes 2005, Taça Intercontinental 1993, Taça das Confederações 1997, Libertadores 1993 e 2005, Brasileirão 2006, 2007 e 2008

Prémios individuais: Craque do Brasileirão em 2006 e 2007; melhor guarda-redes do Brasileirão 2006, 2007; segundo melhor guarda-redes do Brasileirão em 2005 e 2008;

Site oficial: http://rogerioceni.com.br