É feito de barro, criado na zona das Caldas da Rainha, mas não se trata do Zé Povinho. É uma figura que agora está nas bocas dos portugueses e do mundo. Uma caricatura de Cristiano Ronaldo, criada por uma artista de Gaeiras, Óbidos, e autografada pelo jogador, vai ser leiloada para ajudar a pagar a igreja da aldeia.

A ideia de criar a peça e usa-la para este fim partiu de Eduardo Silva, presidente da Junta de Freguesia. O responsável pediu à ceramista Paula Clemente para fazer a caricatura do jogador português em barro e, quando a seleção estagiou em Óbidos, o autarca pediu ao capitão da seleção portuguesa para a autografar. «O Cristiano Ronaldo riu-se e chamou até o colega, Pepe, para a ver», contou Eduardo Silva à «Gazeta das Caldas».

A peça foi colocada nos leilões on-line para ser vendida e o preço base é de 100 euros, mas a autarquia espera que, devido ao facto de ser uma figura reconhecida a nível internacional, consiga arrecadar um valor elevado que ajude a pagar os mais de 400 mil euros que vai custar a obra.