Nem foi preciso perguntar. Mal Cristiano Ronaldo acabou de falar sobre o lance do penalty ganho frente ao Middlesbrough e da acusação de «mergulhador», o treinador Alex Ferguson, sentado ao seu lado, tomou a palavra.
«Eu não posso deixar de acrescentar uma coisa», começou o treinador do Manchester United, visivelmente irritado com a situação. «Nenhum jogador vai perder a hipótese de fazer um golo fortuito. O guarda-redes não foi com as mãos à bola e foi com os pés. Ele evitou que ele marcasse e o Ronaldo caiu. É penalty», defendeu o técnico, que falava na véspera do encontro dos «Reds» com o Benfica.
O treinador não hesita em apontar responsáveis pelo destaque dado à situação. «Tenho impressão que é vingança da imprensa inglesa, que esteve este tempo todo à espera», afirma, naquela que será uma alusão ao que aconteceu no Portugal-Inglaterra do Mundial-2006, quando os jornais britânicos acusaram Ronaldo de espicaçar o árbitro para expulsar Rooney.
Quando confrontado com o facto de ter sido Southgate, o treinador do Middlesbrough, a dizer que Ronaldo é «um mergulhador em série», Ferguson não desarmou: «O Southgate é muito ingénuo, é treinador há pouco tempo. O que é que é mais importante? É evitar que se jogue bom futebol ou dizer que ele mergulha?»