O FC Porto regressou neste sábado ao trabalho, após o empate no clássico de Alvalade (1-1) e Casemiro apresentou o diagnóstico na véspera: uma entorse no tornozelo esquerdo, ficando remetido a tratamento.

Os dragões preparam o embate com o Shakhtar Donetsk e partem para a Ucrânia às 13h15 deste domingo. Ao que tudo indica, sem o médio defensivo brasileiro. Casemiro deverá perder os próximos compromissos do FC Porto antes da paragem para os jogos das seleções nacionais.

Julen Lopetegui admitiu a sua preocupação face à lesão contraída pelo jogador na visita ao Sporting e tem razões para tal.

Casemiro tem desempenhado uma função importante à frente da defesa do FC Porto e escasseiam as alternativas disponíveis no plantel azul e branco.

Diego Reyes substituiu o brasileiro em Alvalade, no momento da lesão, mas não está inscrito na Liga dos Campeões. O mexicano fez parte da lista para o play-off mas saiu entretanto por troca com Ivan Marcano. 

José Campaña a ganhar ritmo

José Campaña, médio defensivo espanhol, chegou antes do fecho do mercado de transferências. Porém, numa altura em que está a ganhar ritmo na equipa B do FC Porto (titular frente a Oriental e Beira Mar),perde a hipótese de substituir Casemiro por não estar igualmente na lista azul e branca para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Rúben Neves desempenhou essa função no arranque da temporada - embora não tenha o mesmo poder físico - e assume-se como o principal candidato para a visita ao Shakhtar, entrando Óliver Torres no onze portista. Evandro é a alternativa ao espanhol.

Por fim, refira-se que Mikel continua a recuperar da grave lesão contraída no primeiro dia de trabalhos da época 2014/15.

Eis a lista do FC Porto para a Liga dos Campeões:

Guarda-redes: Fabiano, Andrés Fernandez e Ricardo Nunes;
Defesas: David Bruno, Danilo, Alex Sandro, Maicon, Martins Indi e Marcano;
Médios: Rúben Neves, Brahimi, Casemiro, Evandro, Herrera, Quintero e Óliver;
Avançados: Quaresma, Ricardo Pereira, Jackson Martínez, Aboubakar, Adrián Lopez e Tello.