«A primeira sensação que posso partilhar é esta: desde que terminou a época transacta, não tenho feito mais nada senão trabalhar para encontrar as melhores soluções para o clube, dentro do que podemos fazer. Não houve férias, não houve mais nada. É difícil.»

O desabafo de Rui Bento surgiu quase no final da sua intervenção, na apresentação do Beira Mar com vista à nova época, mas poderia ter dado o mote para aquilo que os aveirenses pretendem para os próximos meses. Pese a anunciada chegada da SC Beira Mar, Futebol SAD, atrasada agora para «meados de Julho», segundo o presidente António Regala, as metas serão as mesmas.

«Passa por fazer um campeonato tranquilo, dentro dos objectivos dos últimos anos no Beira Mar. Queremos consolidar o clube na Liga. Garantir a manutenção, ambicionando uma classificação superior à anterior. Quero o mesmo que o presidente, sabendo que temos de ser realistas, respeitar o orçamento, tentando dar qualidade ao plantel. Penso que temos sido criteriosos nas escolhas», referiu ainda Rui Bento.

Desenganem-se, portanto, aqueles que, por força da entrada do capital de Majid Pishyar, pensaram em «Cristiano Ronaldo ou Messi», ainda de acordo com o presidente, porque em Aveiro não se vendem ilusões. «Será um ano de gestão idêntica e afirmação na Liga. Só depois da sustentabilidade começaremos a pensar noutras possibilidades.» O orçamento será, por isso, idêntico ao do ano transacto, um pouco inferior a dois milhões de euros.

«Espero que a equipa apresente qualidade, um jogo atractivo e com ambição, este clube passa por alguma transformação. Precisa de se assumir com passos sólidos e coerência. Queremos envolver as pessoas em torno de uma ideia e tentar criar uma cultura de clube, uma cultura de exigência, que passe por todas as partes integradas no projecto. Temos de olhar para o Beira Mar como a nossa casa e defendê-la assim. Este é um clube sério, com pessoas que querem fazer evoluir o clube», completou.

Quatro reforços, mais seis a caminho

Na apresentação, os auri-negros deram também a conhecer os quatro primeiros reforços, Edson (ex-Moreirense), João Pereira (ex-Benfica), Joãzinho (ex-Mafra) e Alex Hauw (ex-Naval). O próximo poderá ser Koukou (ex-Creteil), ainda não oficializado, o que fará subir o número de jogadores garantidos até ao momento para 16.

Rui Bento espera ter pelo menos mais seis reforços até ao final das inscrições, alguns deles «até final da semana», que já estão «todos identificados» e poderão chegar dos grandes, por empréstimo, segundo admitiu. O objectivo é ter um plantel com um total de 24 jogadores.

Os testes médicos continuam, pelo segundo dia consecutivo, e esta quarta-feira acontecerá o primeiro treino da pré-época. O estágio em Gouveia começa no próximo sábado.