«Quer falar da grande estreia do miúdo?» Foi desta forma que David Caiado respondeu ao telefonema do Maisfutebol descobrindo de pronto o motivo do contacto. O avançado que o Sporting emprestou nesta época ao Estoril estava radiante com a estreia feliz do amigo Rui Patrício na equipa principal dos leões.
«Esteve em grande. Esteve tranquilo, como sempre foi. Pelas capacidades dele, e pelo que tem feito, neste domingo mostrou um pouco do que é. Os penalties sempre foram o ponto forte do Rui», destaca David Caiado, confidenciando uma conversa mantida com Rui Correia, guarda-redes que aos 39 anos defende a baliza do Estoril, depois de ter representado o Sporting e o F.C. Porto.
«Falei com o Rui Correia sobre o estreia do Rui Patrício e ele pediu-me o número de telemóvel do Rui para lhe enviar uma mensagem a desejar boa sorte antes do jogo. Quando foi assinalado o penalty, que não existiu, fui eu que mandei uma mensagem ao Rui Correia a dizer: os penalties são o ponto forte do miúdo. Quando ele defendeu o penalty o Rui Correia ligou-me, todo contente, e estivemos a falar sobre a defesa que ele fez», confidenciou de sorriso rasgado David Caiado.
O avançado que na época passada foi companheiro de equipa de Rui Patrício destaca, precisamente, a frieza entre os postes do camisola 22 dos leões na hora da marcação do castigo máximo: «Joguei com ele nos juvenis e nos juniores e foi muito importante nos títulos de campeões que conquistámos. Por diversas vezes defendeu penalties. Recordo-me que na época passada, num torneio na Holanda, o Rui defendeu quatro grandes penalidades e só não vencemos porque os outros marcaram mais do que nós. Ele é mesmo o terror dos avançados na hora dos penalties
Durante a conversa com o Maisfutebol David Caiado tratou sempre Rui Patrício por «miúdo». Não deixa de ser curioso se tivermos em conta que o avançado tem 19 anos e o guarda-redes... 18. Conhecedor das qualidades do jovem guardião dos leões, David Caiado acredita que no futuro a baliza do Sporting pode pertencer, mesmo, ao agora estreante: «Ele, com as suas qualidades, tem tudo para ser o futuro guarda-redes titular. Depende das oportunidades que tiver para mostrar o que vale. Agora tem a concorrência do Ricardo e do Tiago, mas no futuro poderão apostar nele para primeira opção, de certeza.»
Orgulhoso pela ascensão do amigo Rui, David acompanha agora como espectador os jogos do Sporting, mas com o pensamento bem determinado de um dia ter a sua noite de estreia na equipa principal leonina. «É óbvio que a estreia de jovens, como o Miguel Veloso, o Yannick e agora o Rui Patrício, que é o mais novo de todos, faz-me acreditar e dá-me mais confiança. Tenho mais três anos de contrato e quero voltar ao Sporting», confessa o avançado que depois do título de campeão de juniores, conquistado na época transacta, foi cedido ao Estoril.