O treinador do Vitória de Guimarães projetou esta quinta-feira o dérbi minhoto com o rival Sp. Braga. Rui Vitória espera um jogo resolvido nos pormenores e diz que não liga muito aos dados históricos que dizem que o V.Guimarães ainda não foi capaz de vencer no novo Estádio Municipal de Braga.

«É o primeiro jogo do ano, sabemos que tem um carácter especial, é um dos jogos mais emblemáticos do país e não podemos nem queremos fugir disso. Estamos sem jogar há algum tempo e vamos a jogo», começou por dizer Rui Vitória reportando-se ao carácter especial entre os dois rivais do Minho.

O treinador referiu que o seu conjunto terá um adversário difícil pela frente: «Estes dérbis têm que ser vividos com intensidade, o sangue tem que estar quente e temos que estar mobilizados. Temos que ter noção que vamos encontrar uma equipa difícil, mas vamos fazer o nosso caminho. Estamos muito focados naquilo que temos a fazer. Estamos com uma vontade muito grande de jogar».

No que ao jogo diz respeito, Rui Vitória diz que a diferença pode estar nos pormenores: «Espero um jogo em que os pormenores podem fazer a diferença. O Braga está recheado de bons jogadores, está em construção, mas tem um passado que lhe deu estatuto e um treinador experiente. Nós vamos fazer um jogo idêntico aquilo que tem sido a nossa filosofia: muito trabalho, muita luta e muita vontade de vencer. Parece-me a mim que vai ser um jogo de muito equilíbrio e de contactos permanentes».

O V.Guimarães ainda não conseguiu impor a sua lei no Estádio Axa e o máximo que conseguiu foi empatar um jogo. Nada que preocupe Rui Vitória: «Não ligo muito a isso, o futebol tem coisas que às vezes são inexplicáveis. Os recordes existem para serem batidos, vale o que vale Temos a noção que vai ser um jogo difícil, mas vai ser para as duas equipas».

Por outro lado, na última década foram raras as vezes em que os dois clubes minhotos se encontraram com supremacia pontual para os de Guimarães. Rui Vitória diz que não se trata de uma motivação extra: «É motivação não por estar à frente do Braga, mas sim por aquilo que estamos a fazer. É uma motivação ter estes pontos somados, queremos somar mais três pontos. Gostamos deste tipo de jogos, e tomara eu que existam mais jogos destes», concluiu.