Rui Vitória projetou este sábado a deslocação do Benfica a Vila do Conde, agendada para domingo, num jogo que muitos consideram o encontro do título: a partida mais difícil dos encarnados até ao fim, que por isso servirá como barómetro para a corrida pelo título.

«A equipa está preparada para um jogo que sabemos que é difícil, como têm sido todos os jogos até aqui. Estamos preparados como temos estado em todos os jogos, sabendo muito bem o que vamos encontrar, mas acreditando no que temos vindo a fazer.»

Relativamente ao que se disse no primeiro parágrafo, ao carácter de decisivo que muitos atribuem a este jogo, Rui Vitória referiu que ainda é cedo para ser tão perentório.

«O Rio Ave é um adversário difícil, uma equipa que tem uma grande dose de experiência, mas vamos a Vila do Conde para ganhar», começou por dizer.

«Se é decisivo? Decisivos têm sido todos os jogos desde o início. Esta é mais uma final, como todas as outras. É curioso que se fale de jogos decisivos, porque depois de passarem deixam de ser decisivos. Mas enfim, é decisivo porque é o próximo, só isso.»

«Amanhã é mais um jogo, é mais uma final, temos de nos dedicar a ela como dedicamos a todas as finais. Mas há muito mais campeonato pela frente, há mais jogos pela frente, por isso não faço cenários de futurologia. Se se pensar em como este campeonato já esteve e como está agora, ninguém diria. Por isso não acredito em futurologia.»

O facto de na época passada o Benfica ter perdido em Vila do Conde, também numa altura decisiva da época, não traz mais peso ao jogo deste domingo.

Rui Vitória diz que há sempre curiosidades, mas que são apenas isso: curiosidades. Quando a bola rola é um jogo novo que começa, sem nenhuma ligação ao passado.

«Isso da derrota do ano passado é história. Não são os meus jogadores, não é a mesma equipa, serve para fazer relatos estatísticos, mas apenas isso. A equipa do Rio Ave é boa, tem qualidade, está a lutar pela Europa, quer-nos ganhar amanhã e nós temos muito respeito por ela», sublinhou.

«Pela forma como se tem apresentado, acredito que vamos encontrar um adversário mais aberto. É uma equipa que tenta implementar o seu jogo, por isso prevejo um Rio Ave com boa organização, com jogadores de qualidade e que nos vai colocar problemas, sem ser tremendamente defensiva, porque isso este adversário não é.»