A Liga Soviética poderá renascer. A Divisão de Honra do Futebol Russo está a encetar diligências com vista a formar um campeonato regional com três a cinco dos antigos membros do CEI (Comunidade de Estados Independentes). Ucrânia, Bielorrúsia e Arménia foram os primeiros a confirmar o interesse no projeto.

Serguei Priadkin, diretor da Liga russa de futebol, confirma a ideia: «Vários grandes clubes russos pediram-me que estude e prepare uma proposta para criar um campeonato de futebol do CEI.»

A ideia chegou, inclusive, ao Kremlin, que também se mostra a favor. «Seria um espetáculo bem mais interessante do que qualquer Liga nacional. E isso está comprovado com os casos do hóquei e do basquetebol», frisou o chefe de gabinete da presidência russa, Serguei Ivanov.

O principal dinamizador da ideia tem sido Alexéi Miller, presidente da Gazprom, patrocinadora do Zenit. A responsabilidade organizativa ficaria com a Liga russa.

A aprovação da UEFA poderia ser um problema, mas Ivanov recorda que o organismo é, atualmente, mais favorável a este tipo de Ligas regionais, exemplificando com o campeonato que estão a preparar os países bálticos: Estónia, Letónia e Lituânia.

Equipas como Shakhtar Donetsk, Dínamo Kiev, Metalist, Anzhí ou BATE Borisov já mostraram interesse na competição.

A antiga Liga soviética era considerada um dos campeonatos mais competitivos do mundo. Desapareceu em 1991, aquando da desintegração da URSS. O Dínamo Kiev foi o clube que mais títulos venceu nesse período.