O Comité Olímpico Internacional (COI) suspendeu o Comité Olímpico Russo, depois de a organização russa ter decidido integrar associações desportivas regionais de territórios ucranianos.

No passado dia 5 de outubro, o Comité Olímpico Russo integrou, de forma unilateral, como membros organizações desportivas regionais que estão sob a autoridade de Comité Ucraniano, nomeadamente de Zaporijia, Donetsk, Lugansk e Kherson.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, o COI alertou que esta decisão «constitui uma violação da Carta Olímpica, porque desrespeita a integridade territorial do Comité Nacional da Ucrânia».

Por isso, «o Comité Olímpico Russo é suspenso com efeitos imediatos até nova informação», o que significa que a organização deixa de funcionar como um comité nacional e de receber fundos do movimento olímpicos.

Para já, no entanto, ainda não foi tomada qualquer decisão sobre a participação de atletas russos em competições sob bandeira neutra.

Na rede social Telegram, o Comité Olímpico Russo classificou a decisão do COI de «política e contraproducente», ao passo que a Ucrânia considerou a decisão de «importante».