Maurício Pinilla está na ordem do dia depois de se ter estreado a marcar com a camisola do Sporting. Depois de lhe ter dado a conhecer as emoções que o chileno viveu frente ao Boavista, o Maisfutebol desvenda-lhe agora qual é o grande vício do avançado chileno, que já contagiou toda a família Ferrera Pinilla: o camisola 87 dos leões é adepto incondicional da Internet.
A necessidade de estar sempre online começou quando Pinilla deixou o Chile, com 18 anos, para rumar ao Inter de Milão. A família recorda o avançado como um menino que gostava de Internet, no seu país natal, mas à qual ganhou um gosto especial em Itália.
Os pais e as três irmãs de Pinilla queriam saber tudo sobre a vida da coqueluche da família e a Internet passou a ser uma necessidade de todos. Começou por ser vista como a forma ideal para falarem muitas vezes ao dia com Maurício, poupando dinheiro no telefone. A mãe, Lucia Ferrera, não sabia mexer num computador, mas a imensa vontade de estar em permanente contacto com o filho fê-la aprender depressa a teclar horas a fio com Maurício, que via apenas através de uma webcam.
Mal acabam os treinos do Sporting, Pinilla corre para casa e liga-se à Internet, para falar com os pais e com as irmãs, que aguardam por notícias suas. Falam horas seguidas e todos os dias chegam à mesma conclusão: o tempo passa a correr. Falam de tudo. Desde as mais vulgares conversas de família - que têm lugar quando os pais de Pinilla estão na empresa de construção civil da qual são proprietários, e em casa - até à carreira do avançado no Sporting, passando pela descoberta de Portugal que é feita através da Internet.
O gosto de Pinilla pela Internet contagiou toda a família e os amigos do avançado. Hoje já ninguém consegue viver longe de um computador. O avançado tem mais de 250 contactos no Messenger, programa que utiliza para falar, e as conversas são animadas com o envio de fotografias e vídeos. Do Chile são enviadas, por exemplo, imagens de churrascos dos amigos e familiares do avançado. Para o outro lado do Atlântico seguem imagens de Portugal. Um país até há bem pouco tempo desconhecido e que hoje em dia já é familiar para os chilenos que comunicam com Pinilla. As últimas imagens que o internacional chileno enviou aos amigos e familiares foram de uma visita que fez ao Oceanário, situado no Parque das Nações.
A família Pinilla de olhos postos no Ao Minuto
O Maisfutebol é um dos sites favoritos da família Pinilla. A necessidade de acompanharem no Chile a carreira do avançado levou os pais do 87 do Sporting a descobrirem o nosso site, através de uma informação que lhes foi dada pelo próprio Maurício Pinilla.
O primeiro golo de Pinilla no Sporting foi acompanhado pelo Maisfutebol, através do Ao Minuto do jogo com o Boavista. O pai Ricardo e a mãe Lucia vibraram em frente ao computador, ansiosos pelo apito final do árbitro para poderem felicitar o avançado.
Avançado sabe tudo o que se passa no Chile
Diariamente Pinilla lê os jornais chilenos e sites desportivos que existem. O avançado quer estar actualizado sobre o que se passa no seu país, quer o tema seja política, sociedade ou futebol. Os pais sabem que assim é e por isso nas muitas conversas que têm com o 87 do Sporting abordam os temas mais diversos.
A Internet serve também para Pinilla ouvir rádios chilenas e os programas que mais gosta, como por exemplo, o programa de Rumpi, um amigo do avançado que é locutor. Nem o Oceano Atlântico consegue quebrar as fortes ligações de Maurício ao Chile.
Os tempos livres são passados em casa ligado à Internet, até agora o único meio de contacto com as origens. Mas Pinilla já comprou uma parabólica onde poderá ver a TV Chile, o canal internacional da TVN, estação de televisão que emite o programa «Rojo, fama contra fama», a que o avançado gosta de assistir.