O Vélez Sarsfield assumiu o interesse no empréstimo de Otamendi, mas diz que não tem condições para assumir o elevado salário do defesa central que o FC Porto vendeu ao Valência sobre o fecho do mercado. O futuro próximo do defesa central continua, assim, indefinido, uma vez que o clube espanhol só conta com ele para a próxima época e o FC Porto também não o inscreveu na Liga Europa.

Otamendi ainda não desistiu de uma eventual presença na fase final do Campeonato do Mundo, mas para poder lutar por uma vaga entre os alvicelestes terá de jogar com alguma assiduidade nos próximos meses. Um regresso à Argentina seria uma boa solução, mas o problema é o elevado salário que o defesa aufere. «Está longe pelo que ganha na Europa», referiu Miguel Calello, presidente do Vélez, à «Rádio La Red».

Julio Baldomar, vice-presidente do clube de Buenos Aires, também se referiu ao defesa como um desejo proibido. «Otamendi é um jogador que todos gostavam de ter, seria bárbaro se pudesse vir, mas é um jogador muito caro», destacou.