Quem pára a Samoa Americana? Estes são dias gloriosos para o futebol naquela pequena ilha do Pacífico. Passaram 48 horas desde a primeira vitória de sempre do país num jogo oficial e já há novo motivo para festejar. A onda de invencibilidade cresceu para os dois jogos!

A equipa samoana empatou 1-1 com as Ilhas Cook e está a, apenas, um triunfo de ser apurada para a fase seguinte do apuramento para o Mundial, na zona da Oceânia. Tem de vencer o «derby» com a Samoa, no próximo sábado. História à vista?

«Foi muito difícil outra vez, mas conseguimos o resultado que precisávamos para fazer do jogo com a Samoa, a melhor equipa do grupo, o jogo das nossas vidas. Vai ser fantástico. Samoa contra Samoa Americana. É um jogo de sonho, não é?», questiona o seleccionador Thomas Rongen, sem esconder o entusiasmo.

O jogo corria de feição à Samoa Americana que vencia ao intervalo por 1-0, com um golo de Shalom Luani. Na segunda parte, um autogolo de Tala Luvu traiu as aspirações da equipa.

Reportagem: Samoa Americana, uma pérola do Pacífico esquecida por Obama

A Samoa Americana chegou a esta fase de apuramento com um recorde de 30 derrotas consecutivas. Perdeu todos os 12 jogos de apuramento para o Mundial, que tinha realizado. Nesses embates marcou 2 golos e sofreu 129.

Veja o resumo do jogo