A Samoa Americana é uma das pérolas do Oceano Pacífico, uma mistura paradisíaca de terra e mar, a par do Hawaii, a Polinésia Francesa ou as Ilhas Fiji. Os Estados Unidos da América detém o controlo legal sobre o território, mas exercem pouco poder sobre a população local, pouco mais de 60 mil pessoas.

A força da Natureza leva jovens a fugir

No século XIX, missionários do exterior conseguiram apresentar o cristianismo aos locais. Em 1889, a Alemanha preparou uma invasão à Samoa Americana, levando a pronta resposta dos navios dos Estados Unidos.

Futebol contra Yokozuna, Umaga e The Rock!

Segundo as crónicas da altura, um tufão resolveu a questão prematuramente, destruindo todas as embarcações. Pouco depois, as duas potências dividiam o território. Para Oeste, a nação independente de Samoa. A Este, a Samoa Americana.

Este 31 não é de Liedson, mas de vergonha

Os fenómenos naturais provocam sucessivos estragos no conjunto de ilhas. Tufões, terramotos, tsunamis. Construir, ver tudo destruído, voltar a construir. Durante a II Guerra Mundial, as tropas norte-americanas instalaram-se em grande número no território, alterando os hábitos da população local. Aliás, hoje em dia, vários jovens procuram alistar-se no exército dos Estados Unidos para mudar de vista. O 100º Batalhão da Infantaria acolhe os nativos.

A constituição da Samoa Americana foi oficializada em 1967. Barack Obama é o chefe de estado, mas os locais formaram o seu próprio governo, liderado por Togiola Tulafono. Os Estados Unidos da América desistiram de controlar este conjunto de ilhas.

Pago Pago é a capital, localizada na ilha principal, Tutulia. A Este, três ilhas, formando o grupo Manua. A Ilha Swains e o atol Rose também fazem parte da Samoa Americana. Um paraíso, sem dúvida.

DADOS OFICIAIS DO PAÍS:



Número de habitantes: 65.628

Área total: 199 km2

Língua oficial: Inglês e Samoano

Capital: Pago Pago

Moeda: dólar norte-americano

Temperatura média atmosférica: 26,7 °C

Economia: alicerçada no comércio, principalmente de atum

Rendimento per capita: cerca de três mil euros por ano

Desportos principais: futebol americano, basebol e wrestling



COMO CHEGAR A SAMOA AMERICANA:



Pago Pago, capital da Samoa Americana, fica a 16754 quilómetros de Lisboa. Não é fácil lá chegar. Mas deve valer a pena. Procurando voos para o Hawaii, ponto turístico (relativamente) próximo, encontra-se uma solução. Contas feiras, são 24 horas no ar. Um dia inteiro. Para cada lado. O pior é o preço. 953 euros para o Hawaii (ida e volta) e outros 712 euros para chegar e voltar de Pago Pago. No total, com escalas, percorreríamos cerca de 18200 quilómetros, indo de Lisboa para Londres, daí para Los Angeles e de lá para Honolulu. Da capital do Hawaai, são mais quatro horas para Pago Pago. Depois, é só fazer o mesmo caminho de volta.

VEJA UM VÍDEO SOBRE A SAMOA AMERICANA: