A cidade de Génova está a viver um dos dias mais negros da história recente, depois de uma ponte ter colapsado ao largo da A10. Daí resultaram, até ao momento, pelo menos 20 mortos e 13 feridos, cinco deles graves, além dos muitos estragos feitos em infra-estruturas, já que o viaduto atravessa vários centros comerciais, fábricas e casas.

Por isso mesmo o Génova, que conta no plantel com os portugueses Iuri Medeiros e Pedro Pereira, anunciou nas redes sociais que o treinador Davide Ballardini cancelou o treino agendado para a tarde desta terça-feira, em face dos acontecimentos trágicos vividos nas últimas horas.

Por sua vez a Sampdoria, o outro emblema da cidade que disputa a Liga Italiana, manteve o apronto da equipa principal mas cancelou toda a atividade do formação do clube, segundo relatos da imprensa italiana.

Viviano, jogador do Sporting, também reagiu nas redes sociais, assim como o mais recente reforço dos leões, Stefano Sturaro. O guarda-rdes, que jogou quatro épocas precisamente na Sampdoria, escreveu uma publicação com o nome da cidade e vários símbolos de fé e corações; já o médio, formado no Génova, deixou uma mensagem emocionada para a sua terra: «Uma ponte na qual viajei centenas de vezes, uma tragédia que atingiu a minha terra... uma oração para Génova e para as vítimas.»

Domenico Criscito, jogador do Génova, confessou que passou pela ponte dez minutos antes do colapso e mostrou-se solidário com as vítimas. «Estou a escrever esta mensagem para todos aqueles que estão a escrever para mim, preocupados comigo e com a minha família. Estamos todos bem, embora tenhamos passado [na ponte] exatamente dez minutos antes do colapso. Estou solidária com todas as famílias das vítimas», escreveu o argentino, nas redes sociais.