É com um sentido de humor bem apurado, apropriado à festa da Taça de Portugal, que o Santa Eulália encara a receção ao F.C. Porto, em jogo da 3ª eliminatória.
«Se marcarmos primeiro saímos todos do campo. Vem tudo ao balneário e paramos o jogo uns cinco ou seis minutos. A diferença está no físico. Em três metros os jogadores do Porto podem ganhar-nos cinco. Mas com a bola vamos conseguir fazer coisas interessantes. Queremos dar uma boa imagem da instituição. O F.C. Porto é a equipa que menos queríamos apanhar, pois leva tudo a sério. Alguns jogadores da minha equipa são do F.C. Porto, e eu disse-lhes que o pior é sermos espezinhados por alguém de quem gostamos», disse João Fernando em conferência de imprensa.
O técnico entende que «mais vale ser rei por um dia do que príncipe toda a vida», mas diz também que «o pior será a altura de dizer quem joga e quem fica de fora». «Não vamos jogar com uma equipa qualquer. Vamos defrontar um colosso do futebol europeu. Mesmo que apresente uma equipa de segundo plano, era capaz de lutar pelo título com esses jogadores. A minha equipa é totalmente amadora. Se ficar pelo caminho, que é o mais provável, os jogadores não devem ficar complexados. Não lhes vou colocar qualquer tipo de pressão. Só quero que coloquem em prática algumas das coisas boas que sabem fazer. Resta saber se o F.C. Porto vai deixar. Se o deixar, acredito que podemos ter alguns bons momentos ao longo dos 90 minutos. Espero que sejam só 90 minutos, pois se formos a prolongamento vamos precisar de uma semana para descansar. Se formos a penalties às tantas vamos proporcionar algo de extraordinário», acrescentou o técnico.