O selecionador brasileiro, Luiz Felipe Scolari, foi muito crítico para com a FIFA, depois de saber que a federação espanhola iniciou uma primeira abordagem no sentido de poder convocar Diego Costa, avançado do Atlético de Madrid.

«Provavelmente, a FIFA está a recuar às regras dos anos 30, 40 ou 50, quando Mazzola jogou pelo Brasil e pela Itália. Ou como aconteceu com Di Stéfano, Puskas... Chegará o dia em que uma federação contrate 20 jogadores e forme uma seleção!», acusou Scolari, na conferência de Imprensa em que anunciou os 23 jogadores para os compromissos na Ásia, com Coreia do Sul e Zâmbia (na China).

Já chamado por Scolari para partidas de preparação do Brasil para o Mundial-2014, Diego Costa, que já atuou em Portugal (no Penafiel e no Braga), nunca atuou pela canarinha em encontros de caráter oficial.

A real federação espanhola enviou uma carta à FIFA, a pedir autorização para convocar o avançado do At. Madrid (adversário do F.C. Porto na Liga dos Campeões), atendendo ao facto de Diego Costa nunca ter jogado pelo Brasil em partidas oficiais.

O jogador, entretanto, já se manifestou disponível a ser chamado por Espanha, comentando:«Brasil ou Espanha? Jogo por quem me der essa oportunidade!»