Luiz Felipe Scolari está ao comando da Selecção Nacional desde Dezembro de 2002 (quando foi oficialmente apresentado) e cumprem-se este mês cinco anos desde o primeiro jogo oficial por Portugal (12/02/2003). Este período de tempo faz com que o técnico brasileiro seja o terceiro seleccionador mais antigo à frente dos países que vão estar no Euro 2008 ou de outras potências do futebol.
Tudo sobre o Euro 2008
Com mais tempo do que Scolari como líder de uma selecção (do panorama referido) existem, assim, apenas dois seleccionadores: o alemão Otto Rehhagel à frente da campeã da Europa Grécia; e o checo Karel Brückner no comando da equipa do seu país (ambos desde 2001).
Todas as outras selecções que vão estar no Europeu, ou outras equipas de gabarito europeias, ou do resto do Mundo têm seleccionadores bem mais recentes do que estes três casos.
Capello em estreia na Inglaterra
Entre as selecções mais cotadas da Europa, a França é dirigida por Raymond Domenech e a Espanha por Luis Aragonês a partir do Euro 2004, enquanto países como a Alemanha (Joachim Löw) ou a campeã do Mundo Itália (Roberto Donadoni) mudaram de seleccionador depois do Mundial 2006.
A Inglaterra é a selecção com mais prestígio que não vai estar no Euro 2008 e, por isso mesmo, tem o seleccionador mais recente (Fabio Capello, que se estreou em jogos esta quarta-feira). E, além-continente europeu, potências do futebol como o Brasil ou a Argentina também mudaram de técnico após o Mundial da Alemanha: com Dunga nos brasileiros e Alfio Basile nos argentinos.
África está em plena disputa do torneio mais importante do continente, com a realização da Taça Africana da Nações, e os principais favoritos têm quase todos seleccionadores nomeados desde 2006, com excepção para o campeão africano: o Egipto é comandado por Hassan Sheata desde 2004.