O Benfica ainda não perdeu qualquer jogo fora de portas, nesta temporada europeia e, para além de Jorge Jesus poder ultrapassar o recorde de Sven-Goran Eriksson, os encarnados podem igualar outro feito se vencerem o Manchester United, em Old Trafford.

O nome do adversário indica muitas dificuldades para os encarnados. O estádio também: basta dizer que nenhuma equipa portuguesa ali venceu o United. E os anos que decorrem entre o tal feito e a possibilidade também são indicativos de que como alcançar a tal marca é difícil.

Isto também dificulta um pouco, não?

Qual é? Três vitórias consecutivas fora nas competições europeias. O Benfica bateu o Otelul Galati na segunda jornada da fase de grupos desta Liga dos Campeões, fez o mesmo na Suíça, com o Basileia, e se bater o ManUtd em Old Trafford, iguala um recorde com 21 anos.

Todas as notícias do Benfica

A última vez que o Benfica conseguiu vencer três vezes consecutivas fora de portas nas provas da UEFA aconteceu em 1989/90. Foi a última vez também que o emblema da Luz chegou à final da prova rainha do continente, que viria a perder para o Milan.

Nessa temporada, e sob comando de Sven-Goran Eriksson, o Benfica bateu o Derry City, na Irlanda, por 1-2 (golos de Thern e Ricardo Gomes), depois o Honved, na Hungria, por 2-0 (Pacheco e Valdo) e, por fim, o Dniepr. Na Ucrânia, na altura ainda parte da União Soviética, os encarnados venceram por 3-0. Marcaram Lima (2) e Ricardo Gomes.

Tudo sobre a Champions

A história encarnada prosseguiu com uma meia-final polémica com o Marselha e derrota em Viena, no Prater, graças a um golo de Frank Rijkaard.

Desde então, nenhuma equipa dos encarnados conseguiu três triunfos consecutivos fora de casa. Jorge Jesus e o Benfica têm essa possibilidade, por mais difícil que ela seja.