O trajeto dos adeptos do Benfica, de Campanhã ao Dragão, foi fortemente controlado pela PSP, mas mesmo assim há a lamentar alguns incidentes. «Pouco graves», segundo disse uma fonte da polícia ao Maisfutebol.

De acordo com o que foi possível apurar, o bloco de adeptos das águias - à volta de dois mil pessoas - foi atingido por algumas pedras, havendo a lamentar «duas ou três cabeças rachadas».

«Foram assistidas no local pela Cruz Vermelha e não necessitaram de tratamento hospitalar. Não foi possível identificar os envolvidos. De resto pode-se considerar que o policiamento até ao momento [cerca de 20 minutos após o início do encontro] está a correr bem», disse mais tarde João Afonso, em declarações à agência Lusa.

Para quem não conhece a zona em causa, é importante lembrar que existe um cordão de viadutos onde é quase impossível vedar completamente o acesso.

De qualquer forma, a maior parte do trajeto correu «normalmente e sem incidências dignas de registo», a não ser as «normais provocações» nestas situações.

Numa situação paralela à descrita foi ainda detida uma pessoa por agressão a um agente de autoridade, disse o comissário da PSP.

Há ainda o registo de mais seis detidos, neste caso pela ASAE, pelo crime de especulação de bilhetes para o jogo.

O FC Porto-Benfica arranca às 20h30 no Dragão e o Maisfutebol segue tudo a par e passo no estádio azul e branco.