[artigo atualizado]

A Polícia de Segurança Pública (PSP) avançou em comunicado ter sido contactada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a propósito da segurança das equipas de arbitragem e confirmou a marcação de uma reunião de trabalho que terá lugar já nesta sexta-feira à tarde.

«Os recentes acontecimentos suscitaram acrescidas preocupações que originaram contactos por parte de responsáveis da FPF», refere a PSP.

«Os contactos irão continuar no sentido de a PSP definir as medidas de segurança adequadas que serão posteriormente implementadas, estando já agendada uma primeira reunião de trabalho.» O organismo sublinha que ainda é «prematura a referência a qualquer plano ou medida concreta» que poderá sair da reunião com a Federação.

Recorde-se que nesta quinta-feira os árbitros estiveram reunidos com o presidente do Conselho de Arbitragem, José Fontelas Gomes, na sequência de ameaças recentes dirigidas a alguns árbitros, sobretudo a Artur Soares Dias, que foi interpelado por adeptos no Estádio Municipal da Maia.

Entretanto, em comunicado, o FC Porto veio lamentar o episódio ocorrido na quinta-feira com o árbitro Artur Soares Dias.

«O FC Porto não se revê e lamenta episódios como o de ontem, em que alegados adeptos do nosso clube ameaçaram o árbitro Artur Soares Dias (...)», pode ler-se no site oficial do clube.