A selecionadora feminina Susana Cova anunciou esta segunda-feira o lote de convocadas para o Euro sub-17 de futebol feminino: Portugal participa pela primeira vez na fase final desta prova, o que é um feito por este ser também o primeiro ano de atividade deste grupo.

«É um marco histórico para o futebol feminino português», resumiu a diretora Mónica Jorge. «Vamos tentar dar o nosso melhor e chegar o mais longe possível.»

A selecionadora Susana Cova, por outro lado, manifestou que a intenção desta seleção nacional sub-17 «é preparar para aprender e consolidar para a competição e na competição».

Na lista de dezoito convocadas, de resto, destaque para a presença de quatro jogadoras do Boavista, que é o clube mais representado, enquanto o GD A-dos-Francos e o Vilaverdense colocam duas jogadoras cada um.

Portugal está integrado no Grupo B, ao lado de Áustria (com quem jogará a 26 de novembro), com a Itália (29 de novembro) e com a Inglaterra (2 de dezembro). Do grupo B fazem parte as seleções da França, da Alemanha, da Escócia e da Espanha.

Confira a lista de convocados:

AA Universidade Évora: Cláudia Tecedeiro;
Boavista FC: Bárbara Azevedo, Catarina Barradas, Francisca Cardoso e Sara Monteiro;
Clube Albergaria: Rita Cheganças;
Escola FF Setúbal: Nadine Cordeiro;
FD Laura S Moim Serra: Inês Silva;
FC Cesarense: Susana Silva;
FK Lyn (Noruega): Josephine Monteiro;
GD A-dos-Francos: Carolina Ferreira e Sofia Silva;
Os Sandinenses: Ana Rita Oliveira;
SU 1º Dezembro: Margarida Sousa;
SC Freamunde: Diana Gomes;
Vilaverdense FC: Leandra Pereira e Margarida Machado;
Viseu 2001 ADSC: Mariana Fong

Veja a conferência de imprensa de lançamento da convocatória: