O golo de Karim Benzema marcado na vitória sobre a Suíça (5-2) depois do apito final não entra nas contas deste Campeonato do Mundo, mas foi validado pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), que aceitou o golo do internacional francês para as contas do Programa Gol Verde que prevê a plantação de 1.111 mudas de árvore de Mata Atlântica por cada golo marcado no Estádio Arena Fonte Nova, em Salvador, conta o site brasileiro «Globo».

O anúncio foi feito Ney Campello, um dos responsáveis do programa, que destacou a importância do Programa Gol Verde para a consciencialização da preservação da Mata Atlântica na Bahia. «Estamos muito satisfeitos com o encaminhamento do Programa. Ter repercussão é essencial para nós, pois, mais do que plantar as mudas, nosso principal objetivo é alertar para a importância da preservação do meio ambiente, é consciencializar sobre a necessidade de uma convivência mais harmônica com a natureza. Por isso, sentimos a vontade de celebrar e encontramos no golo não válido da França um bom gancho para marcarmos este momento», destacou.

Assim, contando com o tal golo de Benzema, o saldo atual do programa é de 18 golos marcados na Fonte Nova, que correspondem a 19.998 mudas que serão plantadas, o que equivale a uma área correspondente a dezoito campos de futebol. O número pode continuar a crescer ainda mais, já que a Fonte Nova ainda vai receber três jogos do Campeonato do Mundo.