Dos 32 internacionais chamados por Rui Jorge para os cinco jogos de qualificação disputados pelos sub-21 na presente época, 19 – o que equivale a dizer 59 por cento – cumpriram a primeira internacionalização nos escalões de sub-15 e sub-16.

Este dado é divulgado pela revista FPF 360, publicação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que num artigo dedicado à equipa de «esperanças» detalha os números sobre o escalão de estreia nas seleções dos atletas nacionais: 8 nos sub-15, 11 nos sub-16, dois nos sub-17 e outros dois nos sub-18, seis nos sub-19, dois nos sub-20 e um com estreia nos sub-21.

Por outro lado, há um destaque para o portista Rúben Neves, que tal como Cristiano Ronaldo se estreou nos sub-21 precocemente, aos 17 anos.

«Estes números mostram que as seleções não são espaços fechados, mas que existe um trabalho de prospeção apertado que permite ter mais de metade de jogadores na antecâmara da seleção A com um percurso estabelecido nas seleções jovens», pode ler-se na publicação da FPF, concluindo ainda que neste século um terço dos jogadores que disputaram fases de qualificação pelos sub-21 chegaram a internacionais A.