A pergunta surgiu inesperada e inteligente, de um jornalista português, para fugir aos lugares comuns habituais: se pudesse, que jogador da seleção espanhola Manuel Fernandes escolheria para a seleção portuguesa?

«Sou muito fã do Iniesta», começou por responder o médio do Lokomotiv. «Mas não escolheria nenhum jogador da seleção espanhola para jogar na nossa seleção.»

Manuel Fernandes está, de resto, um homem completamente diferente daquele a que estávamos habituados dos tempos do Benfica e das seleções jovens. Mais maduro, mais tranquilo, responde a tudo com ponderação e afirmatividade.

«Acredito que os espanhóis têm bastante respeito pela seleção portuguesa, sabem que somos uma equipa difícil. Acho que a abordagem deles vai passar por ter a bola, porque é o jogo deles. Mas vão ter respeito por nós.»

Pelo caminho perguntou-se se é positivo ou negativo jogar logo na estreia no Mundial frente a um forte candidato ao triunfo no Mundial, como é a Espanha, que recentemente venceu duas vezes o Europeu e uma vez o proprio Mundial.

«Não sei se trará algum benefício, mas é um jogo muito importante. É um excelente teste jogar com um favorito ao título de campeão mundial», respondeu Manuel Fernandes.

«Mas este é um grupo difícil. A Espanha é teoricamente a seleção mais forte, mas também Marrocos e o Irão chegaram a este Mundial com registos imaculados e seria um erro não dar valor a estas seleções. A Espanha é uma forte candidata a vencer o Mundial, mas vamos ter o mesmo respeito pelo Irão e por Marrocos que teremos pela Espanha.»