Abel Xavier atribuiu favoritismo a Portugal para o jogo com a Hungria e acredita que o título europeu trouxe uma responsabilidade acrescida, mas considera que o grupo é capaz de lidar com isso. 

«Defender o título europeu traz muita responsabilidade, mas essa mesma responsabilidade tem de ser materializada com uma contínua vontade de vencer. Se todos os jogadores estiverem à sua altura, penso que Portugal tem mais possibilidades de ganhar o jogo do que a Hungria de surpreender»

«Toda a estrutura sabe da responsabilidade de defender um título europeu e que tem efetivamente de dar continuidade. Os jogadores cresceram em termos de grupo, foram extremamente humildes e penso que isto vai continuar a acontecer. Não vejo problemas como existiam no passado, vejo um grupo extremamente competitivo e que dá dores de cabeça a Fernando Santos», sublinhou o agora treinador de Moçambique, em declarações à Lusa.

Abel Xavier sabe o que é ganhar à equipa magiar, visto que foi decisivo no triunfo por 3-1 em outubro de 1999.

«Recordo que era um jogo em que tínhamos necessariamente de vencer por 3-0 e o golo que marquei deu o apuramento. Foi um cruzamento do Figo e eu apareci de cabeça no segundo poste a fazer o golo, que teve um significado muito grande e deu azo a irmos para a fase final do Europeu», recordou.