Tantas vezes agarrada à calculadora, a Seleção Nacional pode carimbar já neste duplo compromisso com a Eslováquia e a Bósnia o apuramento para o Euro 2024.

Depois destas duas partidas, ainda ficam a faltam outras duas, mas Diogo Dalot assume que o objetivo é fazer já a festa.

«O que podem esperar é o mesmo que tem acontecido, dar o melhor, tentando ganhar os jogos, é para isso que cá estamos. Ficaríamos muito contentes se conseguíssemos o apuramento no próximo jogo, mas o processo continuaria da mesma maneira, de preparação para o Euro», disse, em conferência de imprensa.

«O nosso objetivo é resolver o mais cedo possível e passa pelo próximo jogo [ante a Eslováquia]. Sabemos que vai ser complicado, mas acho que temos todas as condições para conseguir já o apuramento», acrescentou, o lateral-direito do Manchester United.

Ora, e o que mudou face a outros anos, em que a equipa das quinas sofria muito mais para lograr os objetivos a que se propunha?

«O que mudou é o resultado. Para não estarmos a fazer contas, o melhor é garantir o apuramento o mais depressa possível. Não devemos olhar para o passado, o que temos feito agora tem sido bom. Temos um grupo bastante focado e os portugueses têm ficado contentes com os resultados até agora. Mas de nada servirá se não voltarmos a demonstrar isso no próximo jogo e garantir o apuramento para uma grande competição», atirou.

Portugal defronta a Eslováquia esta sexta-feira, no Estádio do Dragão e, em caso de vitória, garante automaticamente a qualificação para o Euro 2024.

Três dias depois, a equipa de Roberto Martínez joga na Bósnia-Herzegovina. Ambos os encontros são às 19h45.