Quase um ano depois da conquista do título europeu, Fernando Santos continua a refutar críticas à forma de jogar da Seleção Nacional durante o torneio.

«Não sei o que é bonito. Sei que há coisas bonitas, mas o que é bonito para mim pode ser distinto do que é bonito para outra pessoa», afirmou o selecionador, em entrevista à Reuters.

«Em determinadas equipas, se jogares de forma realista, pragmática, e normalmente a ganhar, isso é bonito. E noutras equipas jogar igual pode não ser tão bonito», acrescentou Fernando Santos, antes de deixar uma convicção.

«Ninguém ganha um Europeu ou Mundial se não jogar bem. Isto eu tenho a certeza absoluta», sintetizou.

Ao falar sobre o Mundial da Rússia, do próximo ano, Fernando Santos lembrou que primeiro a Seleção tem de garantir a presença. «Depois, seja qual for a prova, Portugal não vai fazer turismo. Vai sempre com a ambição de procurar a vitória, mas também na condição de reconhecer que, à partida, a opinião global é que não somos favoritos», analisou.

Nesta entrevista à agência Reuters, Fernando Santos saiu também em defesa de Cristiano Ronaldo, afirmando que «todos os génios foram criticados». «Os melhores pintores, os melhores compositores...todos foram criticados. E a um génio como o Cristiano também apontam críticas. Umas vezes porque era muito individualista, dava-se pouco à equipa, depois porque afinal não era individualista, estava mais preocupado em ajudar a equipa…», declarou.

«Quando ele sai à rua tem milhares de pessoas em cima. Em alguns momentos podemos ter uma cara menos agradável, mas as pessoas dizem logo que é arrogância. Temos sempre a tendência de julgar os outros pelo nosso conceito. Eu conheço-o muito bem, e posso dizer que é de um altruísmo fantástico. É extremamente solidário. É uma pessoa excelente, na minha perspetiva, em todos os aspetos», afirmou o selecionador.