Portugal ganhou o grupo A do Campeonato da Europa de sub-17 e vai agora enfrentar os austríacos que ficaram no segundo lugar do grupo B.

O selecionador português Hélio Sousa anteviu esse encontro e considerou a Áustria «uma equipa intensa, que luta por todas as posses de bola e que é objetiva nos seus processos».

«Vamos agora jogar contra a Áustria, que é das oito melhores seleções da Europa. [A Áustria] Também fez gestão do plantel, substituindo três habituais titulares ao intervalo [na derrota com a Alemanha]. E temos a referência do seu apuramento na fase de elite, quando ganharam contra a França, como necessitavam. É uma equipa com bons predicados, mas vamos tentar tirar o maior proveito das suas dificuldades para conseguir uma vitória.»

Sobre o empate a zeros desta quarta-feira com a Bélgica, que garantiu a liderança do grupo, Hélio Sousa disse que «foi um jogo positivo», referindo que «os objetivos foram conseguidos, apesar de tudo termos tentado para vencer todos os jogos».

«Não fomos eficazes, sobretudo nos primeiros 25 minutos, em que criámos várias oportunidades de golo, condicionando muito a Bélgica. O resto do encontro foi mais dividido, mas fizemos alguma gestão, dando competição a atletas que não competiam há três semanas. Isso é importantíssimo para estarem aptos para o resto da competição», disse.

«Não perdemos identidade, fomos consistentes, mas defrontámos uma boa equipa», concluiu o selecionador.

Portugal defronta a Áustria, nos quartos de final, no dia 14 de maio, em Baku.

~