A Seleção Nacional fez esta terça-feira a primeira sessão de treino de preparação do jogo com a Sérvia, agendada para domingo: uma sessão totalmente orientada por Ilídio Vale.
 
Fernando Santos limitou-se a acompanhar os trabalhos à distância, sempre muito concentrado na ideias dele próprio, praticamente não intervindo na organização do treino.
 
Ilídio Vale, sim, dava todas as orientações, falava com os jogadores individualmente e até em grupo, exigia mais, enfim, fazia tudo o que dar um treino exige.
 
Esta não é a primeira vez que Fernando Santos passa a sessão de trabalho toda para as mãos do adjunto, mas neste caso adquire uma importância maior: seguramente haverá também na equipa técnica a preocupação de habituar os jogadores às ordens do adjunto.
 
O treino, de resto, durou pouco mais de uma hora: mas não para todos.
 
Pepe, já se sabe, não treinou, ficando a fazer gestão de esforço longe do relvado.
 
Os restantes vinte e três jogadores começaram por fazer o aquecimento, depois disso realizaram exercícios de passes longos e acrescentaram-lhe um jogo em espaços reduzidos: três equipas, sendo que uma ficava de fora e as outras duas defrontavam-se até uma delas fazer um golo.
 
Depois disso, quando tinham passado cerca de 40 minutos, a maior parte dos jogadores recolheram aos balneários. As exceções foram Ventura, Anthony Lopes e Rui Patrício, os três guarda-redes, mais José Fonte, André Gomes, Fábio Coentrão, Eliseu, Antunes, Bosingwa, Quaresma, Cedric, Hugo Almeida e Éder.
 
Este grupo de treze jogadores fizeram cerca de mais meia hora de sessão. Primeiro realizaram um exercício de saída rápida para o ataque e finalização, mais tarde fizeram também um jogo numa espécie de meio campo.
 
Ora foi durante este jogo que brilhou Quaresma: o extremo do FC Porto entrou na semana de preparação do jogo com a Sérvia muito motivado e criativo, espalhou magia em várias fintas e apontou quatro golos: dois deles espetaculares, sentando Anthony Lopes antes de finalizar com classe para a baliza deserta.
 
Um bom sinal de um jogador que vive da inspiração.

MAIS SOBRE A SELEÇÃO NACIONAL:

- Nani: «Castigo de Fernando Santos? Esperamos que passe rapidamente»
- Nani: «Sinto-me bem, confiante, e estou outra vez a subir de forma»
- Nani: «Esperamos que os portugueses nos transmitam aquela energia»
- André Gomes: «O momento de forma de Ronaldo não é o mais importante»
- André Gomes: «Vai ser especial para mim regressar ao Estádio da Luz»
- André Gomes: «Foi importante a minha ida para o Valencia»
André Gomes: «Quem estiver no banco tem a máxima confiança»
Seleção: os 11 convocados para Cabo Verde
- Fernando Santos ainda pode chamar internacionais sub-21
- Pepe em gestão no primeiro treino para a Sérvia