Ricardo Almeida está entre os pré-convocados de Emílio Peixe para o Europeu de sub-19 e tem trabalhado sobre a ordem do treinador na Cidade do Futebol.

Em declarações ao site da FPF, o avançado falou sobre o seu percurso, algo peculiar, já que chega à seleção depois de ter disputado o campeonato distrital da AF Braga pelo seu Moreirense.

«Não estava à espera de ser convocado porque o Moreirense estava a disputar o campeonato distrital. Normalmente, os jogadores da Seleção jogam todos em campeonatos nacionais. Lembro-me de estar num treino e vir um diretor [do Moreirense] dizer-me que tinha sido convocado para a Seleção Nacional. Eu até perguntei se tinha sido para a equipa da AF Braga! Como não foi o caso, disse logo a toda a gente e publiquei a convocatória», afirmou o jogador.

Almeida tem oito internacionalizações e três golos apontados, ele que se estreou pela equipa das Quinas em 2015: «É uma boa média, nunca esperei. Aproveitei as oportunidades e finalizei bem, é bom marcar golos nas primeiras internacionalizações.»

O jogador ainda espera a lista final para saber se fará parte do plantel que disputará o Campeonato da Europa de sub-19 na Alemanha, entre 11 e 24 de julho.

«Os primeiros dias estão a correr bem. Este grupo é fantástico, nós trabalhamos sempre no máximo para poder chegar bem ao Europeu e o nosso primeiro objetivo é conseguir o apuramento para o Mundial sub-20.»

O seu percurso faz com que o avançado se sinta um «exemplo» e motiva os mais jovens a acreditarem sempre: «Eu sinto-me um exemplo. Nada é impossível. Com trabalho, eficácia no trabalho, qualquer um pode chegar aqui. Agora estou a tentar agarrar esta oportunidade, quero dar tudo para conseguir ficar aqui e espero concretizar o sonho de chegar a um Europeu.»

Ricardo Almeida foi opção para Miguel Leal na última temporada e espera ter mais oportunidades agora com Pepa no comando técnico dos vimaranenses.