Paulo Bento assumiu que vai fazer várias alterações no «onze» da Seleção Nacional, para o particular desta segunda-feira com a Croácia, em Genebra. O selecionador adiantou, de resto, que vai haver novidades em todos os setores.

«Tem a ver com o momento da época em que estamos, e com o período de recuperação entre estes dois jogos, o desgaste de alguns jogadores. Vamos esperar mais algumas horas para decidir qual o onze a apresentar, mas posso adiantar que faremos várias alterações, e em todos os setores», revelou o técnico, em conferência de imprensa.

Bento garantiu, em todo o caso, que «independentemente do onze apresentado e do carácter do jogo, o objetivo é competir da melhor maneira». «Outros jogadores podem ter oportunidade, e todos os jogos servem para tirar ilações, para analisar o rendimento e o comportamento», acrescentou.

Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Nani não treinaram, neste domingo, mas o selecionador explicou tratar-se de uma medida de «gestão de esforço», e não descartou este trio. Anunciada foi a titularidade de Hugo Almeida, na resposta a uma questão sobre a possibilidade de Ronaldo ser utilizado a ponta de lança, conforme aconteceu na parte final do jogo com a Rússia, algo que o técnico descartou, pelo menos como plano inicial.

Fora das opções estão Miguel Veloso e Danny, que foram dispensados. Questionado sobre qual o substituto do médio defensivo, Paulo Bento não avançou com um nome, mas respondeu que «não é difícil adivinhar», o que deixa entender que será Custódio.

Em relação à seleção da Croácia, Paulo Bento descreveu um adversário que «costuma jogar em 4x4x2 clássico, com jogadores no corredor central que são fortes no jogo aéreo, e laterais que dão muita profundidade ao jogo, e que cruzam com frequência». «Não sabemos que onze vão apresentar, e se eventualmentevão mudar o sistema para testar outras soluções. Mais do que informar o jogador sobre o adversário, interessa potenciar a nossa forma de jogar, adaptando-a aquilo que o adversário possa apresentar. Não temos encontrado muitas equipas com dois avançados», lembrou.