À margem da cerimónia de entrega de donativos a várias instituições de solidariedade, no Estádio do Dragão, Deco aceitou falar com os jornalistas sobre diversos temas da atualidade, incluindo a nova era na seleção nacional.
 
O luso-brasileiro começou por aplaudir a escolha de Fernando Santos para suceder a Paulo Bento. O atual selecionador foi o primeiro treinador de Deco no FC Porto.

Deco doou receita do jogo de homenagem no Dragão
 
«Fiquei feliz pelo Fernando Santos, é um reconhecimento do que ele fez ao longo dos anos. Conquistou coisas importantes e fez um grande trabalho na Grécia. Para mim foi a escolha ideal e conseguiram um ótimo resultado na Dinamarca», salientou, acreditando que Portugal estará no Euro2016: «Acredito que sim, a vitória com a Dinamarca deu maior esperança e Portugal tem todas as possibilidades de se apurar.»
 
A seleção nacional abriu portas a velhos conhecidos como Ricardo Carvalho ou Tiago. Deco considera que Portugal sai a ganhar. «É difícil falar de problemas internos, não sei o que aconteceu ao certo com o Ricardo (Carvalho) ou o Tiago, ou o Danny. Como jogadores, a sua qualidade é indiscutível.»

Deco: «Lopetegui está a fazer um bom trabalho»
 
«O Tiago fez muita falta no Mundial, era um dos jogadores portugueses em melhor forma na última época, mas não sei as razões para ele não ter estado. São jogadores que fazem falta e são sempre bem-vindos à seleção», rematou o antigo médio.

Deco: «Brahimi vai tornar-se uma referência do FC Porto»