A seleção nacional de sub-16 conquistou, nesta segunda-feira, o prestigiado troféu do Torneio Internacional de Montaigu. No encontro decisivo, Portugal bateu a Rússia no desempate através da marcação de grandes penalidades (3-1). Até lá, perdurara o nulo.

A equipa de Filipe Ramos tinha vencido os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos da América na fase de grupos. Nas meias-finais, afastou a França também nos castigos máximos. Frente à Rússia, valeu a frieza dos jogadores portugueses nos remates decisivos e a inspiração do guarda-redes João Costa.

É o segundo título para Portugal nesta prova, depois do triunfo em 2010. «Estamos muito felizes por vencer o Torneio de Montaigu, uma prova prestigiada e que conta com seleções de grande qualidade. O comportamento dos nossos jogadores foi excecional, tanto dentro como fora do relvado, e conseguimos criar um espírito de grupo e de solidariedade muito forte», disse Filipe Ramos.

A seleção jogou da seguinte forma: João Costa, Bernardo Carlos, Ricardo Carvalho, Hugo Meira, Mota, Ruben Neves (Pedro Alves, 54m), Rafael Barbosa (Diogo Verdasca, 73m), Rui Moreira (Luis Mata, 73m), Macedo, Gonçalo Guedes (Sérgio Ribeiro, 60m) e Postiga (Diogo David, 67m).