A seleção sub-19 começa esta quinta-feira a Ronda de Elite de acesso ao Europeu da categoria e Hélio Sousa mostra-se confiante numa boa prova da equipa das Quinas, referindo que chegar ao Euro e vencê-lo são os objetivos.
 
«A pressão em relação a Portugal é sempre a mesma e é sempre alta. Somos um dos países de topo no futebol de formação. Temos tido um êxito assinalável e esperamos voltar a ter esse êxito. Conseguindo estar nesta fase final nós acreditamos que é sempre possível chegar o mais longe possível e o mais longe possível é vencer.»
 
Para já, na fase que o selecionador considera ser «a mais difícil», seguem-se as seleções da Croácia, Turquia e Polónia: «Só passa uma equipa. Esperamos continuar a evoluir e a cumprir os objetivos a que nos propomos. Vamos fazer tudo para sermos os mais fortes.»
 
«A Croácia é uma geração que já vem com excelentes resultados no espaço competitivo dos sub-17; a equipa turca tem sempre jogadores irreverentes e com qualidade técnica; e a Polónia é sempre uma equipa bastante competitiva, com um futebol mais físico», referiu em entrevista à Lusa.
 
Portugal apresenta-se na Ronda de Elite com a geração que venceu o título de sub-17 em 2016, mas Hélio Sousa diz que não haverá pressão extra por isso: «Traz a mesma responsabilidade que sempre impusemos a nós próprios e que é grande.»