Renato Sanches é a maior novidade na lista de convocados da seleção de sub-21 para o Europeu da categoria, que se joga a partir de dia 16 de junho na Polónia. A comitiva lusa já está em solo polaco e numa entrevista aos jornais desportivos, Rui Jorge deu conta das expetativas para a prova e falou da «despromoção» do médio do Bayern Munique.

«Acredito que quem está num patamar da seleção AA possa ficar desanimado quando não é convocado. A partir do momento em que o ultrapasse, e perceba que a vida é assim, tudo muda. O Renato entrou neste espaço porque é o espaço dele nesta altura. Tudo terá de fazer para desempenhar bem as suas funções», disse, admitindo que teve uma conversa particular com o médio.

«Tive. Senti essa necessidade, porque o Renato nunca tinha estado connosco. Não tive essa conversa com o João Cancelo, que também baixou dos AA para os sub-21. O Cancelo conhece-me e eu conheço-o. Com o Renato tive essa conversa e ele demonstrou aquilo que sempre demonstrou.»

Quanto ao Europeu, Portugal perdeu o último nas grandes penalidades, mas o selecionador não quer saber do passado. Rui Jorge disse que não voltou a ver esse jogo, mas que são coisas que marcam «muito para a vida» e quer que a seleção mostre de novo aquilo de que é capaz: «Não basta dizer que temos muita qualidade se não chegarmos aos jogos e provarmos.»