[artigo atualizado]

Portugal defronta o Egito a 23 de março, em Zurique, e a Holanda dois dias depois, em Genebra, nos dois últimos testes particulares antes do estágio final e do Mundial da Rússia.

Fernando Santos fará apenas mais uma convocatória antes das escolhas finais para o Campeonato do Mundo e é já esta quinta-feira ao meio-dia. Quem serão os escolhidos?

Há algumas semanas o Maisfutebol lançou vários nomes e propôs aos leitores escolherem os 23 convocados de entre seis guarda-redes, 11 laterais, 11 centrais, 14 médios e 14 extremos/avançados.

Agora - e quando ainda temos a votação em aberto - fizemos o balanço do que estes 56 jogadores fizeram até ao momento nos respetivos clubes.

ESCOLHA 23 JOGADORES PARA O MUNDIAL

Bernardo Silva lidera no número de jogos, números mais baixos na defesa

Bernardo Silva é o jogador com maior número de jogos neste lote (45) e jogadores com mais de quarenta encontros há poucos: Rui Patrício e Bruno Fernandes, ambos têm 43, Anthony Lopes, tem 41, e Rony Lopes tem menos um do que o guarda-redes do Lyon.

Diogo Jota e Gelson Martins andam lá perto, ao somarem 39 partidas.

Com mais de 30 jogos há vários jogadores, entre médios e extremos/avançados. Na defesa, em 22 atletas, destaque apenas para Rolando (38), Ricardo Pereira (35), André Almeida (34), Fábio Coentrão (33) e Pepe (30).

O português com menos jogos é José Fonte (10), que fez apenas oito jogos pelo West Ham e entretanto assinou pelo Dalian Yifang, da China, pelo qual já disputou dois encontros.

Golos: Ronaldo e mais sete com dois dígitos

Cristiano Ronaldo começou a época castigado e demorou a encontrar-se com os golos (o que não costuma acontecer), mas soma já 31. É de longe o melhor marcador destas 56 opções.

Distantes do avançado do Real Madrid, mas também com dois dígitos, há sete jogadores. Três médios - Bruno Fernandes (13), Manuel Fernandes (13) e Rony Lopes (11) - e quatro extremos/avançados - Diogo Jota (14), Orlando Sá (13), Gelson Martins (11) e Gonçalo Paciência (11).

Jogadores da frente de ataque com menos de cinco golos há também alguns: Ricardo Quaresma (4); o herói do Europeu 2016, Éder, que tem três, tal como Nani; e Rafa, que marcou apenas um golo até agora. Bruma e Gonçalo Guedes marcaram cinco.

Rui Patrício, 'dono e senhor' também com melhor média

Dono da baliza da seleção nacional e também do Sporting, Rui Patrício é dos seis guarda-redes o que mais jogos fez - como já referido anteriormente: 43 no total, tendo sofrido 35 golos. Anthony Lopes segue-se como o guardião com mais jogos (41) e tem 44 tentos sofridos.

A média mais baixa de golos sofridos pertence igualmente a Rui Patrício com 0,813 e depois a Bruno Varela com 0,814 (22 golos/27 jogos). José Sá também sofre menos de um golo por jogo (20 golos/21 jogos).

Afastados por lesão e o 'Caso Adrien'

Várias lesões no início da temporada, já ultrapassadas. A mais grave de José Fonte, mas houve mais jogadores várias semanas afastados: Éder, Nani, Cédric Soares, João Cancelo e Raphael Guerreiro.

Bruno Alves, Fábio Coentrão, Ricardo Pereira, Gonçalo Guedes e Nélson Oliveira também já estiveram lesionados, mas estão aptos.

Neste momento há quatro jogadores lesionados, que só deverão regressar à competição no final de março/abril: Danilo, Pepe, Nélson Semedo e Renato Sanches, o médio com duas lesões esta época e lesionado desde janeiro.

Adrien Silva explica os números (14 jogos e um golo) com o facto de só ter sido inscrito pelo Leicester no mercado de inverno, depois da transferência falhada do Sporting no final de agosto. Esteve desde aí até janeiro sem competir.