Pepe afirmou sem rodeios que Portugal parte para o Mundial 2018 num segundo patamar de favoritismo. O internacional português nomeou cinco equipas favoritas à conquista da prova e exclui a seleção nacional desse grupo.

«Favoritos acho que não, é uma forma de ser humilde e reconhecer as nossas virtudes e qualidades. Há seleções que têm outro estatuto perante o futebol, como o Brasil, a Argentina, a Alemanha, a Espanha e a França», disse Pepe, em declarações à FPF. 

«A França merece todo o respeito», acrescentou, depois de lembrar o triunfo sobre os gauleses no Euro 2016. 

«Nós estamos naquele lote de pouco a pouco, temos um grupo difícil, temos de pensar jogo a jogo, como fizemos no Europeu. O primeiro objetivo é passar a fase de grupos», continuou.

Para o defesa do Besiktas, «é normal» haver maior pressão depois da conquista continental. «Mas nós estamos aqui para passar esta mensagem, eu sei que é muito difícil para a nossa seleção, é extremamente difícil para nós estarmos numa fase final do Mundial», argumentou.

Pepe declarou que os jogadores portugueses têm «de de ser fiéis» àquilo que fizeram até hoje na seleção, «com muita humildade e trabalho e espírito de sacrifício» em campo.

«É nessa linha que temos de continuar. Portugal tem uma forma de jogar e estar, se estivermos bem concentrados e focados somos uma seleção difícil de derrotar», garantiu Pepe.