Fernando Santos quer a Seleção Nacional totalmente empenhada em vencer a Arménia na próxima sexta-feira de forma a confirmar «a validade» da vitória na Dinamarca e ao mesmo tempo assumir a liderança do Grupo I. Nesse sentido, o selecionador não quer pensar em contas nem em drones.


«Este jogo com a Arménia tem a mesma responsabilidade ou mais do que tivemos no jogo com a Dinamarca. Sabíamos que o jogo na Dinamarca era muito importante, mas este não é menos. A vitória na Dinamarca tem de ser validada, senão não faz muito sentido. Temos de provar que a motivação que tivemos na Dinamarca é a mesma com a Arménia ou outro jogo qualquer. A nossa motivação não pode flutuar, o foco de motivação tem de ser sempre total», destacou.


Fernando Santos: «Jogo com Argentina não tem importância nenhuma»


Além da vitória na Dinamarca, Portugal beneficiou da polémica do drone que não permitiu à Sérvia e Albânia pontuarem. «Não nos podemos deixar ir por aí. Pensamos muito nas coisas acessórias e não em nós próprios. Temos de ganhar os nossos jogos, não me fez diferenças que haja drones ou não, temos é de ganhar», insistiu.


Portugal nunca perdeu com a Arménia, mas já consentiu dois empates quando foi jogar àquele país. Fernando Santos desvaloriza o passado. «O meu foco vai ser continuar este processo evolutivo sobre o que quero que a equipa faça, dando um pozinho do que podemos fazer. Não vou falar do passado, não vou dizer aos jogadores atenção que já empatamos com a Arménia duas vezes. Vou é dizer-lhes que temos de ganhar», insistiu.


Fernando Santos explica ausências: «Também podiam estar Tiba e André André»


A Arménia está no último lugar do grupo, com apenas um ponto, e será, à partida, o adversário mais acessível. «Não acredito na questão da Arménia ser o elo mais fraco. Nos dois jogos que disputou frente à Dinamarca e Sérvia foram de grau de dificuldade elevada para os adversários. Uma equipa que joga com cinco defesas, tem uma matriz defensiva forte e capacidade forte de contra-ataque. Estas seleções têm jogadores de grande qualidade, podemos falar de Mkhitaryan [jogador do B. Dortmund], mas não só, por isso a nossa estratégia pode ser ajustada, não por ter medo do adversário, mas pelos obstáculos que o adversário nos pode criar. Daí ter chamado mais um jogador de características diferentes [Postiga] do que tivemos na primeira convocatória», prosseguiu.


Cristiano Ronaldo vai apresentar-se na concentração depois desta semana ter recebido a sua terceira Bota de Ouro da carreira. «Segunda-feira vai receber outro prémio. Ele não para de receber prémios. Quero é que em junho de 2016 possa receber um maior. Até lá quero é que ele continue a conquista êxitos e conquistas», comentou.


Um jogo decisivo marcado para o Estádio do Algarve. «Para isso também conto com o público, acredito que os portugueses vão estar connosco no Algarve onde há dez a nos que não há um jogo oficial», referiu ainda.

Leia ainda:

Fernando Santos: «É a altura de deixarmos o Paulo Bento descansado»

Lista de convocados com duas estreia e dois regressos