A seleção de sub-21 soma sete vitórias em outros tantos jogos da fase de qualificação para o Euro-2015 e, já com a qualificação para o play-off no bolso, o selecionador Rui Jorge quer concluir esta fase com o pleno de vitórias, esta terça-feira, em Rio Maior, frente ao Azerbaijão.

«Tem sido um percurso sem falhas e nada é mais motivador do que terminar da mesma forma [com uma vitória] e conseguir algo que só uma vez se conseguiu a nível de sub-21 em Portugal», referiu o técnico, acrescentando que esse objetivo é mais do que suficiente para motivar os jogadores.

Sub-21: confira todas as classificações da fase de qualificação

Um senda de vitórias que, segundo o selecionador, não tem um segredo especial e assenta, acima de tudo, «na entrega dos jogadores e na sua qualidade natural, que têm permitido conseguir estes resultados», assim como o facto dos jogos realizados fora de casa terem sido sempre jogados em bons relvados.

No jogo desta terça-feira, o último da fase de qualificação, Rui Jorge assumiu que vai dar tempo a alguns jogadores que não têm sido tão utilizados e assumiu que Rúben Neves, do FC Porto, vai jogar frente ao Azerbaijão.

Antecipando já o que poderá ser o play-off, onde Portugal poderá encontrar alguma das equipas mais fortes da Europa, Rui Jorge referiu que, «teoricamente, as grandes potências do futebol estão também muito fortes nos sub-21», mas não quis destacar nenhum adversário mais temível, acrescentando apenas que, nesta fase, «o nível é muito elevado».

Renovação: «Trabalho nos clubes é fundamental»

Sobre a tão falada renovação na equipa sénior, e fazendo questão de afirmar que não quer criticar ninguém, Rui Jorge afirmou que «o trabalho que eles [jogadores] fazem nos clubes é fundamental para aquilo que conseguimos em termos de seleção». «É uma questão de avaliarem essa diferença do número de jogadores que se conseguem impor e jogar com assiduidade ao mais algo nível nos seus clubes», adiantou.

De acordo com Rui Jorge, na Liga alemã há cinco guarda-redes sub-21 a jogarem como titulares.
«Olhamos para a nossa liga e não vemos a mesma coisa. Se formos ver a utilização regular de jogadores sub-21 nesses campeonatos, é um passo que temos de dar - ou não -, mas é um passo fundamental na evolução desses jogadores», concluiu.

Paulo Bento atento aos sub-21: «Geração de grande qualidade»

O jogo com o Azerbaijão, marcado para as 17 horas de terça-feira, terá entrada gratuita no Estádio Municipal de Rio Maior.