Os campeões do mundo de Riade passaram o dia, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol onde recordaram, para memória futura, as suas histórias e conquistas individuais e coletivas, trinta anos depois do título mundial conquistado em 1989.

A data do feito é apenas no próximo domingo, mas os antigos campeões recuperaram a tradição de há trinta anos com o fisioterapeuta José Catoja, tal como fazia em Riade, a animar a festa com músicas tocadas à viola com um coro bem afinado de campeões do mundo.

Para surpresa dos presentes, o grupo foi, depois, encaminhado para um balneário cheio de imagens evocativas da conquista em Riade, vestiram equipamentos inspirados nos utilizados de há 30 anos e foram para o relvado. Ainda antes disso, Carlos Queiroz fez uma palestra motivacional, a que se seguiu o habitual grito de reunião de tropas.

A Geração de Ouro demonstrou, depois, que não perdeu qualidade e realizou uma pequena, mas animada partida de futebol.

João Vieira Pinto, Hélio Sousa, Filipe Ramos e Fernando Brassard, campeões do mundo que exercem diferentes funções na FPF, fizeram as honras da casa, enquanto o selecionador Fernando Santos também fez questão de passar pela festa para deixar um abraço a todos os presentes.

Legenda foto:

Em pé, da esquerda para a direita: António Gonçalves (técnico de equipamentos), Bizarro, Brassard, Paulo Madeira, Valido, Alexandre Pais do Amaral (vice-presidente FPF), António Pimenta (Diretor FPF), Pedro Mousinho (secretário técnico), José Catoja (enfermeiro), Morgado, Paulo Sousa, Jorge Couto e Carlos Queiroz (Selecionador Nacional sub-20)

Em baixo, da esquerda para a direita: Paulo Alves, Tozé (Cap.), Amaral, João Vieira Pinto, Abel, Hélio e Filipe Ramos.

Nota: da comitiva original de Riade, faleceram João Silva (enfermeiro) e Manuel Pinho (médico). Não puderam estar presentes, por motivos pessoais ou profissionais, Nelo Vingada, Folha, Fernando Couto, Resende e Xavier.